ATUÁRIA PARA NÃO ATUÁRIOS

o mais antigo e tradicional programa do sistema de previdência complementar

CURSO CONTA 24 PONTOS CERTIFICAÇÃO DA PREVIC

DATA: 10 a 12 de abril

HORÁRIO: Das 08h30 às 17h30

O êxito do curso “Atuária para não Atuários”, desenvolvido ao longo dos últimos 20 anos, o mais antigo e tradicional programa do sistema de previdência complementar, evidência a sua grande utilidade para dirigentes, conselheiros, técnicos e demais profissionais envolvidos   com   a   função   atuarial   no segmento de Previdência Complementar.  O melhor conhecimento dos cálculos atuariais para as Entidades de Previdência Privada é imprescindível, uma vez que elas têm por objetivo principal instituir e administrar Planos de Benefícios de caráter previdenciário, e o cálculo atuarial objetiva a determinação das contribuições que manterão o equilíbrio desses Planos.  Neste curso serão abordados, por etapas e de forma progressiva, as ferramentas utilizadas pelo Atuário, tais como: As Tábuas Biométricas, a Matemática Atuarial, as Regras de Cálculo dos Benefícios, as Premissas Atuariais, enfim, as diversas informações para o processamento das atividades.

A QUEM SE DESTINA

Membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, dirigentes das entidades, consultores, técnicos das áreas de seguridade, governança, contabilidade e controle, administração e demais profissionais envolvidos com a Função Atuarial.

METODOLOGIA

Em forma de curso, com exposição conceitual dos temas, resolução de exercícios e acompanhamento de casos práticos.

PROGRAMAÇÃO

1. INTRODUÇÃO À FUNÇÃO ATUARIAL

 

2. CONCEITOS BÁSICOS

Tipos de Planos Avaliação Atuarial e as Variáveis de Influência Regimes Financeiros Equilíbrio do Plano

3. BASES TÉCNICA DE UMA AVALIAÇÃO ATUARIAL

 

4. MATEMÁTICA ATUARIAL

Funções Biométricas

Probabilidade de Morte e Sobrevivência

Esperança de Vida

Rendas Aleatórias

Comutação

Exemplos Práticos e Exercícios

 

5. MÉTODOS DE FINANCIAMENTO

 

6. PLANOS DE CUSTEIO

 

7. GENERALIDADES

Retirada de Patrocinadoras

Liquidação Extrajudicial

Migração de Planos

Aspectos Legais

Aspectos da Portabilidade e Vesting

 

8. AVALIAÇÃO ATUARIAL: UM ENFOQUE PRÁTICO Importância do Plano de Benefícios: Desempenho do Plano, Elenco dos Benefícios, Aspectos Técnicos

Planos de Custeio

Reavaliação Atuarial: Estudo de Ganhos e Perdas, Acompanhamento e Gerenciamento do Plano.

PALESTRANTES

IVAN SANT’ANA ERNANDES

Atuário e estátistico, diretor da ATEST Consultoria Atuarial. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negociação (PUC Minas) e graduado em Atuária e Estatística (UFRJ). É consultor de entidades fechadas, nacionais e estrangeiras, seguradoras e operadoras de planos de saúde suplementar. Professor nos cursos de graduação em Ciências Atuáriais e MBA. Foi diretor do Instituto Brasileiro de Atuária - IBA nos biênios 90/92 e 95/98.

NEWTON CEZAR CONDE

Mestre em Ciência Atuariais (PUC-SP), é diretor e consulor da CONDE Consultoria Atuarial e professor em diversas instituições de ensino, tais como: Fipecafi, FEA/USP, PUC-SP/Cogeae e FGV. Foi diretor, vice-presidente e presidente do Instituto Brasileiro Atuária - IBA. É co-autor de obras publicadas além de trabalhos especializados. 

COORDENAÇÃO TÉCNICA

NIVALDO CÂNDIDO DE OLIVEIRA JÚNIOR

Engenheiro com Mestrado em Administração, consultor de empresas, professor convidado da FGV-SP, professor da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul e diretor da Suporte Consultoria e Treinamento. 

INFORMAÇÕES GERAIS

DATA: 10 a 12 de abril

HORÁRIO: Das 08h30 às 17h30

LOCAL: Auditório da Fundação CESP - São Paulo

TAXA DE INSCRIÇÃO:

R$1.421

Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e suas Patrocinadoras

 

R$1.853Não associados

INSCRIÇÕES: Até 8 de abril

QUERO SABER MAIS

Mais informações:  (11) 5531.2118